Published On:
Posted by Redação Online

Itaberaba começa instalação de câmeras em ruas e praças

Cidade terá central de monitoramento para disciplinar trânsito e coibir crime
Itaberaba dá um grande passo para melhorar a sua segurança pública. Uma equipe da empresa WiMaxi, de Feira de Santana, começou nesta semana a instalar as câmeras que vão monitorar toda a cidade.
As duas primeiras já foram afixadas na Praça do Rosário. Ao todo, Itaberaba terá 40 câmeras – 12 delas Speed Dome, que captam imagens em 360 graus. Com a marca Intelbras, elas podem aproximar imagens entre 500 e 800 metros, identificando pessoas ou veículos em atitudes suspeitas e, com isso, facilitar o trabalho das forças de segurança.
De acordo com o técnico Adenilton Santos, da WiMaxi, a instalação de toda a aparelhagem deve ser concluída num prazo de 20 dias.
Por sinal de wirelles, as imagens captadas pelas 40 câmeras serão direcionadas para uma central de monitoramento, que será compartilhada entre a Guarda Municipal e a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).
Numa segunda fase, o projeto também prevê colaboração da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que poderão atender ocorrências prazos mais curtos.
O superintende da SMTT, Antônio Augusto de Andrade, o Guto, afirmou que as câmeras serão instaladas em “pontos estratégicos”.
Segundo ele, o objetivo é disciplinar os motoristas e pedestres, além de coibir possíveis atos que atentem contra a segurança pública.
Vias que dão acesso à cidade, áreas centrais e bairros passarão a ser monitorados pelas câmeras, aumentando a sensação de segurança de toda a população.
Poucas cidades na Bahia têm um sistema como o que Itaberaba está instalando. Uma delas é a Feira de Santana, cidade de porte maior. Lá, são cerca de 200 câmeras que ajudam as autoridades no trabalho de monitoramento.
A captação de imagens ajudou, por exemplo, autoridades de Feira de Santana a identificar pessoas que cometeram crimes quando a Polícia Militar entrou em greve na cidade.
Portanto, autoridades de segurança confirmam que o monitoramento atualmente dá um grande suporte no combate ao crime. 

Posted by Redação Online 12:15:00. . .

Redação Online 12:15:00. . .