Published On:
Posted by Redação Online

Segurados do INSS tem até dia 31 para renovar senha nos bancos

Ação deverá ser realizada diretamente na instituição financeira em que o aposentado recebe a renda

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), órgão do Ministério da Previdência Social, informa que o prazo para o comparecimento das pessoas que ainda não fizeram a renovação das senhas para o resgate da aposentadoria, encerra no dia 31 de dezembro deste mês. Este é um procedimento obrigatório que tem como objetivo dar mais segurança ao cidadão e ao estado brasileiro, evitando pagamentos indevidos de benefícios e fraudes. Caso o segurado não realize a operação, o pagamento poderá ser interrompido até que seja feita a renovação da senha no banco em que o beneficiário recebe o salário.
 A ação deverá ser realizada diretamente na instituição financeira em que o aposentado recebe a renda, sem precisar ir até à Agência da Previdência Social para a renovação da senha.Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção, podem realizar o processo por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.
Neste caso, a pessoa deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social, munido de Procuração e apresentar o atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do favorecido, além dos documentos de identificação do procurador.  Se o segurado não possuir procurador e ultrapassar o prazo de renovação da senha(31/12), deverá solicitar uma outra senha, junto ao banco que recebe a renda.  Para se cadastrar junto ao INSS, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social e apresentar procuração devidamente assinada, conforme modelo disponível (http://www.previdencia.gov.br/forms/formularios/form011.html), na página da Previdência Social na internet (www.previdencia.gov.br), ou registrada em Cartório (se o beneficiário for não alfabetizado).
Além disso, o o atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove a impossibilidade de locomoção do favorecido. Já os segurados que residem no exterior, também podem renovar a senha por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado.Os bancos estão comunicando os beneficiários sobre a renovação da senha por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos seus caixas eletrônicos e sites na internet.Algumas instituições financeiras que possuem sistemas de biometria estão utilizando essa tecnologia para realizar a renovação de senha nos terminais de autoatendimento. Dos 31,1 milhões de aposentados do INSS, mais de 29 milhões já realizaram a operação. Os documento necessários para a renovação da senha são: identificação com foto e de fé pública (ex: Carteira de identidade, Carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros).

Posted by Redação Online 04:10:00. . .

Redação Online 04:10:00. . .