Published On:
Posted by Redação Online

Saiba o que é proibido e permitido durante as provas do Enem

Participante deverá ter em mãos documento de identificação original com foto


Nos próximos dias 08 e 09 de novembro, mais de 8,7 milhões devem  fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para evitar que a ansiedade faça o candidato perder pontos ou ser eliminado, confira o que é permitido e proibido nos dias das provas. 
Provas
O candidato só poderá deixar o local de prova duas horas depois do início do exame. O caderno de questão, no entanto, só poderá ser levado pelo candidato 30 minutos antes do término das provas. 
ProibiçõesQuando entrar na sala para fazer a prova, o candidato  deverá desligar todo e qualquer aparelho eletrônico que traga consigo, inclusive o celular. O aluno vai receber o um porta-objetos com lacre, para que os objetos e demais materiais proibidos sejam guardados.

O porta-objetos deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas e só poderá ser aberto quando o participante deixar o local, sob pena de eliminação.

Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. A caneta de cor preta é obrigatória para o exame, se o candidato estiver com caneta de outra cor, a leitua ótica sempre comprometida.  
O participante deverá ter em mãos documento de identificação original com foto, cartão de confirmação da inscrição e alimentos (barra de cereal, água, suco, chocolate, bolachas, entre outros alimentos de fácil consumo). Não há restrição no que se refere às roupas que devem ser usadas. Recomenda-se o uso de roupas leves.

 
Eliminação
Na página especial do Inep para o Enem, há uma série de observações sobre atitudes proibidas durante a realização da prova. Uma delas é realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas.

Além disso, há materiais proibidos que podem eliminar o participante do exame.  É proibido: portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, por exemplo: máquinas calculadoras;celulares, smartphones, tablets, pen drives, iPods, gravadores, relógios, alarmes (ou qualquer tipo de transmissor); receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

Também é proibido utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); portar armas de qualquer espécie, mesmo que o participante possua autorização; ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início da aplicação e receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.

Posted by Redação Online 16:57:00. . .

Redação Online 16:57:00. . .