Published On:
Posted by Redação Online

Morre Roberto Bolaños, o Chaves

Ator, de 85 anos, estava em casa em Cancún, no México.


Morreu o ator Roberto Bolaños aos 85 anos. Ele ficou mundialmente conhecido pelo personagem Chaves, na série de mesmo nome, e pelo personagem Chapolin Colorado. A informação foi dada pela rede de TV "Televisa".
Segundo a agência Reuters, a causa da morte não foi divulgada. O comediante tinha diabetes e enfisema pulmonar.
Segundo Edgar Vivar, o Seu Barriga, o corpo de Roberto será levado para a Cidade do México, onde será velado. Informou a "CNN Mexico".
De acordo com o jornal "El Universal", Roberto faleceu às 14h30 (horário de Cancun).
Em novembro, uma das filhas de Bolaños, Paulina Gomez, postou o que seria a última foto do humorista. Na imagem, ele aparece usando um aparelho respiratório.
No dia 30 de abril, o jornal “Basta!” noticiou que seu estado de saúde era grave, embora o ator continuasse em casa com a família em Cancún, no México.
"O estado de saúde do senhor Roberto é grave, mas estável, asssim disseram seus médicos. Eles também já afirmaram para a família que não existem chances de recuperação e que temem o pior e que a família deve se preparar para isso", disse uma fonte do jornal.
Bolanõs nasceu na Cidade do México. Filho de uma secretária e de um pintor, ele nunca chegou a se formar na Universidade e na década de 50 começou a trabalhar escrevendo roteiros para a TV. Em 1968 criou o programa “Los supergenios de la mesa cuadrada” em que contracenava com os atores Rámon Valdez (que viveu o Seu Madruga em “Chaves”), Rúben Aguirré (o professor Girafales) e Maria Antonieta de las Nieves (a Chiquinha).Foi em 1971 que Bolaños criou Chaves, personagem que o consagraria mundialmente. O programa teve sete temporadas e fez muito sucesso no Brasil, onde ainda vai ao ar com reprises.
Com o fim do programa, o ator voltou a trabalhar como produtor e roteirista. Com a peça “11 y 12”, de sua autoria e com a participação de sua mulher, Florinda Mezza, ficou em cartaz no teatro durante oito anos. No cinema, foi produtor dos longas “La Ultima Llamada” e “La Primera Noche”. Ele também escreveu três livros: “O Diário de Chaves”, “...E também poemas” e sua biografia “Sem querer querendo: Memórias”. Além disso, são dele as histórias da animação baseada em “Chaves”.

Bolanõs deixa seis filhos do casamento com Graciela Fernández Pierre: Paulina, Graciela, Marcela, Teresa, Cecília e Roberto. Depois de 27 anos juntos, Bolaños e Florinda oficializaram a união em 2004. O ator não teve filhos com a atriz.

Posted by Redação Online 04:35:00. . .

Redação Online 04:35:00. . .