Published On:
Posted by Redação Online

Alerta, Rio Paraguaçu está quase seco

Um alerta a população de Santa Teresinha e região. O Rio Paraguaçu, está quase seco, o manancial que abastece a cidade chegou a esta situação devido à falta de chuva nos últimos anos na região e principalmente nas áreas de sua nascente. Devido a essa situação o trecho do rio que fica na localidade do Laranjo, município de Santa Teresinha, se encontra em seu nível mais baixo das últimas décadas.

Além da escassez de chuva, outro fator predominante para a diminuição da vazão do rio é a retirada de suas águas com a ajuda de inúmeras bombas, que foram instaladas por agricultores e pecuaristas que vivem às margens do rio e utilizam principalmente para a irrigação. Por não ter controle, nem fiscalização, esse bombeamento ocorre de forma desordenada causando um grande impacto ambiental.
A cada dia que passa a situação está se agravando mais ainda, correndo o risco do rio secar completamente.
Segundo informações, fiscais do IBAMA estiveram no local recentemente para analisar os impactos causados pela utilização das bombas e solicitou a paralisação imediata das mesmas para que a situação não chegue ao extremo.
As imagens mostram um contraste entre a região que antes era alagada pelas águas do Rio Paraguaçu e a situação atual. (Onde antes só via água, vemos hoje apenas pedras).
Se as chuvas não voltarem com força até o fim do ano a tendência é que a situação se agrave ainda mais.


Posted by Redação Online 09:27:00. . .

Redação Online 09:27:00. . .