Published On:
Posted by Redação Online

Agricultores da zona rural de Itaberaba recebem 600 mil mudas de palmas


A Secretaria de Agricultura de Itaberaba - em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) - está distribuindo no município 600 mil mudas de palma, que beneficiam 600 famílias de pequenos agricultores. A distribuição começou dia 20 de outubro e já atendeu 80 famílias.
“Nosso município está inserido neste programa com o recebimento de raquetes de palma para serem distribuídas para todos os produtores rurais interessados em aderir ao Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar”, informa Valtemir Silva Sena, Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio de Itaberaba.
A implementação desse programa é fundamental para a sustentabilidade da bovinocultura de leite e da ovinocaprinocultura da agricultura familiar no semiárido baiano e para a produção de alimentos, geração de trabalho, renda e inclusão social, através do fomento à implantação de reserva estratégica de alimentos que garanta a segurança alimentar do rebanho.
De acordo com Clênio Monteiro, chefe da Estação Experimental de Itaberaba, a distribuição das mudas de palma ajuda a resolver significativamente os problemas enfrentados pelos agricultores durante a estiagem.
“Para a convivência com o semiárido, o agricultor necessita plantar reservas estratégicas e a palma tem sido a melhor opção para a alimentação animal. As mudas plantadas proporcionam qualidade fitossanitária aos nossos agricultores familiares por serem resistentes à cochonilha do carmim”, afirmou Monteiro.
Comunidades beneficiadas na primeira etapa:
Região da Formosa – 46.000 mudas - (raquetes)  (46 famílias)
Região de Barro Duro – 12.000 mudas – (raquetes) (12 famílias)
Lagoa do Curral – 12.000 mudas (raquetes) (12 famílias)
Região do Vitório – 21.000 mudas (raquetes) (21 famílias)
Região de Testa Branca – 12.000 mudas (raquetes) (12 famílias)
Outras regiões – 7.000 mudas (raquetes) (7 famílias)

Posted by Redação Online 09:21:00. . .

Redação Online 09:21:00. . .